sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Esporte e inclusão social


O dia 2 de outubro de 2009 ficou registrado como uma data especial para o Rio de Janeiro. A cidade vencia a disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. Depois da Copa do Mundo (o Rio também será uma das capitais brasileiras sede do futebol mundial, em 2014), as Olimpíadas são um dos eventos esportivos mundiais mais importantes. Mas, até que as disputas esportivas aconteçam, muitas ações precisam ser feitas. Uma delas é despertar o interesse da própria população.
Qualidade de vida através do esporte
A palavra do momento se chama “inclusão”. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), vinculada à prefeitura do Rio de Janeiro, lançou em 12 de outubro do ano passado o Projeto Rio em Forma Olímpico. O objetivo é o de inserir crianças, jovens e adultos, moradores de comunidades de baixa renda e de áreas consideradas conflagradas em práticas esportivas que fomentem a qualidade de vida até as competições olímpicas.
“O objetivo do projeto é sócio-educacional, com finalidade esportiva também. Atende tanto crianças acima de 6 anos, como jovens de até 16 anos e pessoas da terceira idade. É executado em comunidades e locais de baixa renda”, explica Marcello Barbosa, coordenador geral do projeto Rio em Forma Olímpico.
Em busca de motivação e talento esportivo
Os alunos assistidos pelo Programa Escolas do Amanhã, avaliados pelo MEC, apresentaram aproveitamento abaixo do esperado. Esse resultado fez com que o Rio em Forma Olímpico também se direcionasse para estas 150 escolas, a fim de beneficiá-las.
O projeto está focado nos valores emocionais, educacionais, culturais e éticos, capazes de serem mobilizados pelo esporte e o lazer. Assim, vai agregando conhecimentos, valores, condutas e comportamentos. Oferece também aos jovens uma oportunidade de  profissionalização nos esportes.
“Dentro das atividades esportivas, há diversas modalidades, como judô, luta, vôlei para crianças e jovens e Tai Chi Chuan, dança de salão e hidro-ginástica para idosos”, diz Marcello Barbosa.
Um dos sentimentos que o projeto mais prioriza é o da motivação a fim de despertar o talento dos jovens para o esporte.
“Além do enfoque na saúde, o lado social também é muito forte. São abordadas questões sobre saúde, meio ambiente, sexualidade e outros temas transversais ao projeto que também são desenvolvidos. A preocupação também é pela formação do cidadão”, conclui o coordenador geral.
Rio das Pedras quer mostrar seus talentos
A comunidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, é um dos vários núcleos onde o projeto foi implementado, em 1 de setembro deste ano. O núcleo oferece, inicialmente, ginástica dançante para mulheres da “Melhor Idade” e judô para crianças, a partir dos 6 anos de idade. São cerca de 100 pessoas beneficiadas, aprendendo e resgatando a auto-estima.
Segundo Vanda Santos, integradora do núcleo de Rio das Pedras, a comunidade se sente privilegiada por ter sido uma das 300 que foram contempladas com o projeto. Para Maria das Graças, também integradora e coordenadora da terceira idade, a auto-estima das senhoras aumentou significativamente com as aulas, que considera animadas.
Gildásio, professor de judô do projeto e morador de Rio das Pedras, percebe a dedicação, não só das crianças, como dos pais, que acompanham as aulas, dando apoio aos filhos:
“Nós temos boas perspectivas em relação ao projeto. Temos muitas crianças que estão comigo antes da implementação. Algumas delas são faixa amarela. Vejo nelas muita determinação, pois elas têm o sonho de tornarem-se atletas e de participarem de uma Olimpíada. Tenho uma aluna que vem se destacando e que é terceiro lugar no campeonato carioca de judô e segundo lugar no torneio de abertura da Federação Estadual de Judô. Para mim, é gratificante dar a minha parcela de contribuição na luta pela inclusão social através do esporte”, diz, com orgulho, o professor, que já participou de competições municipais e estaduais.

Laleska Barreto

2 comentários:

  1. Acho bem legal o esporte de pessoas com deficiências e afins,mostra as superações sabe?exemplos de vida...legal mesmo este blog (:

    ResponderExcluir
  2. Super legal ter esporte para pessoas deficientes, é bom que dar mais motivação a eles..

    ResponderExcluir