sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Entrevista:



Como e porquê resolveu dedicar seu tempo ao trabalho social?

Leonel: Meu primeiro contato como treinador foi no final de 2005, quando eu e minha esposa, na época, nos mudamos para a localidade de Coxilha Velha, na cidade de Triunfo. Nesta época eu jogava em equipes da cidade Taquari e, com a mudança, tudo era muito novo, então com o passar do tempo comecei a perceber que nesta nova localidade que me encontrava havia um total descaso público com relação a esporte, lazer e cultura. Percebi que os jovens e até algumas crianças passavam o fim de semana em bares, onde muitas vezes bebiam ou até se metiam em confusão. Foi então que em 03 de janeiro de 2006 comecei a desenvolver treinos de futsal em uma quadra de cimento, a céu aberto, que fica em uma escola daqui, onde posteriormente foi construído um pequeno Ginásio Municipal, que passamos a utilizar. Daí para frente esse pequeno passo se tornou no Projeto Social Juventus Futsal Triunfo, na 4ª cidade mais rica do Rio Grande do Sul.

Fale um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos

Do Juventus, também passei a integrar, como Oficineiro, na Escola Aberta Almirante Barroso, onde tive aoportunidade de ter contato com crianças e jovens de quase todo o municipio. Na Escola Aberta eu realizava oficinas de esportes variados, onde fiquei de junho de 2006 até o final de 2009. Atualmente sigo no Juventus e treinando equipes da cidade de Taquari, onde realizamos torneios e eventos em comunidades carentes. Em Taquari ainda treino a equipe do Galera Clube, que é a nossa parceira para a organização e realização destes eventos esportivos.

Quais as regras para um jovem entrar nestas equipes que você dirige?

Não existe apenas uma regra para ingressar como atleta. É proibido de participar ou excluído do projeto qualquer atleta que se envolva em brigas ou confusões, dentro ou fora dos treinos e jogos, independentemente de circustâncias. Nunca fomos hipócritas de cobrar bons resultados na escola, pois se um menino é problemático, é óbvio que não terá boas notas, então priorizamos nos focar no comportamento destes jovens. Existe um outro projeto esportivo aqui na cidade, mas que exclui esses jovens por causa das notas ruins na escola, ou seja, não trabalhavam o foco do problema, apenas "faziam" um "faz de conta", deixando de lado os verdadeiros jovens que necessitavam de ajuda. Foi aí que entramos direto no foco do problema para mudar o que estiver ao nosso alcance.

Qual sua grande conquista com os trabalhos desenvolvidos?

A minha grande conquista foi ver a recuperação de alguns jovens, que muito seguidamente, eram chamados ao Conselho Tutelar ou delegacia, onde estavam sempre cumprindo penas com trabalhos comunitários, finalizou.

Twany Bastos

4 comentários: