sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Inclusão Social através do esporte

O esporte sem dúvida alguma é uma das práticas mais saudáveis que nós podemos realizar em nossas vidas, pois com ele praticamos a atividade física e ainda por cima conservamos a nossa saúde, que é o mais importante.
Sendo praticado no mundo inteiro, o esporte é certamente uma questão social e cultural.
E o esporte torna-se ainda mais importante na vida dos jovens, pois os jovens quando praticam algum tipo de esporte não tem tempo para entrar, por exemplo, no mundo das drogas, no mundo do crime, enfim não sobram momentos para as coisas ruins.
Nas escolas o esporte é pouco praticado, pois ele é aplicado em algumas escolas, apenas dentro das aulas de educação física, mas existem algumas instituições que após o período de aula dos alunos, proporcionam treinos que ajudam os estudantes a praticarem várias modalidades esportivas como: futebol, rendebol, a natação, o Vôlei, enfim, dentre outros esportes, e isso é muito importante para a vida dos jovens. Outro fator importante atribuído ao esporte é a inclusão social, pois no momento das práticas esportivas, as pessoas têm contato com outras. Até porque em muitas escolas quando as práticas esportivas são exercidas muitos alunos por dificuldades acabam ficando de fora de certos esportes, por não terem tanto agilidade, ou rapidez, mas quando isso ocorre o papel do professor é saber lidar com estas diferenças, e esta multiplicidade que, especialmente as escolas possuem, e os incluírem sim nos esportes, fazendo assim com que todos aprendam a lidar com as diferenças e também auxiliar uns aos outros, principalmente nos esportes. Pois o esporte é sem dúvida alguma, uma das melhores maneiras de se conviver com as outras pessoas. E é através de oportunidades  como as esportivas que as pessoas têm o contato social, e são incluídas na sociedade. Além de proporcionar a saúde, o esporte ainda colabora para as amizades e também as competências favoráveis.
Portanto o esporte só tem a contribuir para a vida das crianças, dos jovens, dos adultos, enfim de todos nós, e, além disso, proporciona a inclusão social.





Luiza Soares

4 comentários:

  1. Acho muito importante a inclusão social no esporte,vemos muitas pessoas com probelmas se superando à cada dia por conta do esporte que os faz seguir em frente,um grande exemplo desta inclusão são as para-olimpiadas,mas de qualquer forma ainda não possui um grande valor na sociedade,um evento tão bacana,as pessoas deveriam valorizar mais,acredito eu.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. e seu blg ta lindo vei.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Acho muito interessante a inclusão social no esporte, pois tem muitos deficientes que superaram seus problemas por causa do esporte... muito interessante mesmo seu blog.

    ResponderExcluir